10.10.2017

[RESENHA #103] Cujo

SINOPSE: Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial-killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas. Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites. Você pode me sentir mais perto… cada vez mais perto. Nos limites da cidade, Cujo – um são Bernardo de noventa quilos, que pertence à família Camber – se distrai perseguindo um coelho para dentro de um buraco, onde é mordido por um morcego raivoso. A transformação de Cujo, como ele incorpora o pior pesado de Tad Trenton e de sua mãe e como destrói a vida de todos a sua volta é o que faz deste um dos livros mais assustadores e emocionantes de Stephen King.

Resenha
Impossível começar essa resenha sem falar da edição maravilhosa que foi lançada pela Suma, Cujo – O Cão Raivoso é o primeiro livro lançado para a Coleção de clássicos do autor, a Biblioteca Stephen King, ele vem em capa dura e com vários extras!

Publicado originalmente em 1981, Cujo possui grandes semelhanças com O Cemitério e Christine, que foram escritos logo depois do mesmo. O livro também foi adaptado para o cinema em 1983, ganhou o Saturn Awardcomo melhor filme de terror e arrecadou nos EUA US$ 21.200,000.

Como em praticamente todos os livros de King, Cujo possui referencias a outra obra, Zona Morta, o que dá uma sensação de continuidade, talvez ao ler você tenha a sensação que precisa ler outro livro antes, o que não é o caso.
Em Cujo acompanhamos a história da familia Trenton, Vic, Donna e Tad se mudaram para o Castle Rock, no Maine ( onde se passam muitas das tramas de King), Vic tem uma empresa de publicidade e mudar da cidade de Nova York para Castle Rock foi necessário, Donna se vê cansada de estar sozinha todo o tempo e acaba tendo um caso com um restaurador de móveis da cidade. Tad vê em seu armário um monstro horrível, que some sempre que seus pais vão consola-lo.

Cujo é o cão de Brett, filho de Charity e Joe. Cujo é um São Bernardo muito gentil, que adora crianças, a família Trenton o conhece quando Vic leva o carro para consertar, já que Joe é mecânico. O cão acaba mordido por um morcego portador da raiva, e é ai que as coisas começam a esquentar.


"Cujo saiu dali sempre se sacudindo e esfregando o focinho ferido com as patas. O sangue Já secara, mas a ferida ainda lhe doía muito. Os cães possuem um sentimento de embaraço muito desproporcional à sua inteligência e Cujo sentia-se contrariado com o que fizera. Não queria voltar para casa. Se fizesse isso, alguém daquela sua trindade. — o HOMEM, A MULHER OU O GAROTO — logo se dariam conta do que acontecera. Era até possível que um deles o insultasse chamando-o de CACHORRO MAU e, naquele momento, era justamente assim que ele se sentia. Era mesmo um CACHORRO MAU."

Temos várias subtramas no livro, Joe é alcoólatra e severo com sua mulher e seu filho. Vic descobre da traição de Donna através de uma carta do seu amante, que se mostrou completamente perigoso depois que ela resolveu dar um basta no caso. Vic precisa viajar a trabalho e deixa Donna e Tad, com o carro já com problemas Donna decide leva-lo até Joe.

Ao chegar lá encontra a casa “vazia” e o terror começa, o carro estraga em frente a casa do mecanico e o cão Cujo começa a investir contra o carro, raivoso e sanguinário.

É incrivel a simplicidade deste livro, King conseguiu transformar uma doença como a raiva no ponto alto de uma trama simples, Cujo é um ótimo livro que permite que se sinta sentimentos diversos a cada passar de página.


“Seus olhares se cruzaram. Os olhos dela eram azuis e os dele vermelhos e congestionados. Durante um momento, ela passou a ver pelos olhos dele, vendo-a ali, vendo a mulher, estaria ele se vendo também nos olhos dela?
E então ele saltou sobre ela.”

Eu sou meio suspeita para falar de King, mas posso dizer que apesar de ser um livro que já tem 35 anos ele me prendeu do inicio ao fim!


MINHA NOTA


FICHA TÉCNICA 
Autor: Stephen King
N° de Páginas: 376
SkoobCujo
Editora:Suma de Letras
Onde ComprarSubmarinoAmericanasAmazon

Esta resenha foi publicada originalmente em Portal JuLund


2 comentários:

  1. Olá
    Mais um livro do Stephen King que entra pra lista de leitura hahahaha amei a resenha
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, livros de terror eu passo eu não leio de jeito nenhum, mas eu amei sua resenha se não fosse esse gênero eu leria

    ResponderExcluir