6.13.2021

[Resenha] Crianças da Guerra | Viola Ardone | Faro Editorial

Olá Bookaholics!
Hoje a resenha é deste livro surpreendente e cheio de lições. Crianças da Guerra trás a historia de Amerigo, que aos 6 anos de idade se vê em meio a uma situação difícil. Em meio a pobreza e os resquícios de uma guerra que afetou muitos uma oportunidade surge, as famílias podem mandar seus filhos para serem cuidados por um tempo por outras famílias.

De que me importa a esperança? Esperança já tenho no sobrenome, que é Speranza como o da minha mãe
 
A mãe de Amerigo não demonstra muito amor, ela é pratica, faz o necessário para sobreviver e Amerigo entende isso até certo ponto. Quando ele se vê no trem para ir a um lugar desconhecido ele fica perdido. Muitos boatos circulam, até de que vão ser mandados para trabalhos forçados.

Os trens quebrados parecem sobreviventes de guerra; estão feridos, mas não mortos. 

Quando chegam ao seu destino são surpreendidos por famílias extremamente amorosas e cuidadosas. Acompanhamos a adaptação de Amerigo, que esta acostumado a frieza de sua mãe com o cuidado e modo amoroso com que é tratado. Lidar com tantas mudanças e sentimentos é complicado, e quando precisa retornar seu coração fica dividido, como retornar aquilo que era antes e abandonar uma perspectiva de futuro?


Uma história que traz muitas lições, uma criança precisando lidar com decisões impossíveis se torna um adulto que não sabe lidar com suas próprias atitudes, o final do livro é bem sofrido porém trás um forte sentimento de alivio e de que as vezes as decisões que tomamos por mais difíceis que sejam são as certas para que possamos seguir em frente.


Este livro me lembrou brevemente o livro A guerra que Salvou a minha vida, e realmente foi uma experiência maravilhosa! Me conte você gosta de livros que tragam relatos de guerra/pós guerra?



Nenhum comentário:

Postar um comentário