3.20.2018

[Resenha] Aniquilação


SINOPSE: “Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul, apresenta um grupo de quatro mulheres enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado… e foi exatamente isso que encontram.



Ficha técnica
Autor: Jeff Vandermeer
Editora: Intrinseca
Ano: 2014
Páginas: 208

Aniquilação é o primeiro livro da trilogia Comando Sul, escrita pelo autor Jeff Vandermeer e publicado pela editora Intrinseca no Brasil. Já li esse livro há um tempo, e vim trazer a resenha do livro para vocês após assistir ao filme baseado na obra. (Esta resenha foi publicada originalmente no Portal JuLund)

A área X é uma incógnita, apesar de a população ter conhecimento sobre o local ninguém sabe muito sobre ele realmente. O Comando Sul envia regularmente expedições com voluntários para descobrir um pouco mais sobre o local, às vezes eles voltam e ás vezes não.

Nesta expedição temos quatro voluntárias, uma psicóloga, uma antropóloga, uma topografa e uma bióloga. A narrativa é toda feita pela bióloga, nomes não são mencionados, registros não são feitos, tecnologia é proibida no local.

Porque tudo isso? Não contaram a elas. O que tem naquele lugar? É um mistério para todas, a única coisa que devem fazer é anotar diariamente em um caderno os dados e impressões que têm da Área X.

Em meio a toda a novidade, elas descobrem um túnel, ou uma “torre” como a bióloga insiste em chamar, e toda a narrativa se desenvolve em volta dela.

“A torre, que em principio não deveria estar ali, crava-se na terra em pouco antes de a floresta negra de pinheiros começar a dar lugar ao lamaçal, e então aos juncos e ás arvores retorcidas pelo vento, que se espalham pela extensão de pântanos de água salgada.”

A bióloga descobre que estão sendo condicionadas pela psicóloga, com comandos verbais que as hipnotizam para que não enxerguem o que realmente está acontecendo, a bióloga se infecta na área X e isso a torna imune aos comandos.


“O mais importante, contudo, é que agora eu podia adivinhar pelo menos um dos efeitos dos esporos. Eles tinham me deixado imune ás sugestões hipnóticas da psicóloga. Haviam me transformado em uma espécie de conspiradora contra ela.”

A partir daí tudo se desenrola, e para ela só o que importa é descobrir o que realmente tem na Área X e especialmente na “torre”.

Ta ai um livro que tinha tudo para ser bom, mas não foi. Você lê a sinopse e pensa “WoW que viajem!”, mas quando lê fica com aquela sensação de que foi enganado sabe?

Como quando assistimos a um trailer de filme maravilhoso, mas o trailer tem todas as cenas boas e o filme é péssimo, foi assim que me senti ao terminar o livro.

Esperava um livro de suspense ou terror e não foi nenhum dos dois, foi simplesmente uma narrativa ininterrupta e as vezes confusa.



Após assistir ao filme revisitei algumas partes do livro que achei interessantes, e apesar de o filme ter muitos pontos divergentes do livro ele me trouxe uma nova visão sobre o livro, e agora eu já conheço toda a historia, pois li todos os três livros, posso dizer que a decepção da primeira leitura passou e eu pude me engajar um pouco mais na história!


O filme Aniquilação já esta disponível no serviço de streaming Netflix e conta com grandes nomes no elenco,  Natalie Portman, Gina Rodriguez, Tessa Thompson e Jennifer Jason Leigh são as protagonistas da trama.

Trailer filme

Recomendo a leitura desse livro, principalmente se você pretende assistir ao filme, pois terá uma boa base para entender o que se passa na trama. 


BOOKTRAILER

MINHA NOTA

ONDE COMPRAR: AMAZON  SARAIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores