4.10.2018

[RESENHA #143] Tudo que Acontece Aqui Dentro

  

SINOPSE: Amar e afogar-se com os próprios sentimentos e continuar respirando Tudo o que acontece aqui dentro é uma seleção de crônicas sobre o amor em seus diversos estágios, sobre aprender com as experiências da vida... trata-se de um tipo de testamento das coisas do coração. É também um romance narrado pelas memórias de quem as viveu, por cartas que deveriam ter sido rasgadas, registros dos sentimentos pessoais de quem revelou bem mais de si que a maioria de todos nós. Uma das coisas mais bonitas é a maneira com que vamos enfeitando a alma enquanto esperamos alguém chegar 'São cartas que escrevi enquanto ainda sentia a ferida arder. Os momentos felizes e os dias em que pensei que não iria aguentar”. Júlio tem um dom. Ele consegue exprimir sobre sentimentos com muita beleza e, ao compartilhar em escritos, permite que nós também possamos nomear o que muitas vezes sentimos e ficamos de algum modo aflitos, por não compreender. É o momento em que o nosso coração encontra a paz. Ele transforma o grito preso nas gargantas em literatura. São linhas que costuram o aprendizado sobre amor com o olhar de uma geração.


Ficha técnica
Autor: Júlio Hermann
Editora: Faro
Ano: 2018
Páginas: 192

Tô te esperado com café e carinho, com um monte de detalhes desimportantes e defeitos irritantes que fazem a gente colar um no outro. Tô com aquela pressa lenta de quem sabe que nada mais vai voltar a ser singular depois que não dermos bola pra chuva molhando os sapatos e respingando pro lado de dentro da sala numa quinta-feira qualquer.
Tudo que acontece aqui dentro é um livro diferente de tudo que estamos acostumados, é um livro com muitos sentimentos embutidos, que pode tocar fundo na alma do leitor, uma frase, um paragrafo ou uma cronica inteira pode trazer lembranças, dores ou alegrias. 




Tenho que confessar que amo crônicas, quando peguei o livro do Julio em mãos estava imaginando algo bem diferente, crônicas falando sobre amor, alegria, mas ao me aprofundar nessas cartas nunca enviadas o que mais senti foi melancolia. Inicialmente foi difícil ler, pesado, mas aos poucos fui me adaptando ao estilo do autor e compreendendo que as coisas que guardamos dentro do peito, que guardamos para nós nem sempre serão alegres.


"Viver primeiro um amor, depois o outro, é um crescimento fundamental para que um dia possamos ser felizes e fazer alguém feliz também. Chegará o dia em que encontraremos um amor que não vai precisar ficar no passado, um amor definitivo..."

Depois de compreender isso a leitura se tornou fluida e prazerosa, e acompanhando através das cartas os amores e desamores em algum momento conseguimos nos identificar com o próprio autor. Pequenas coisas criam uma ligação intensa e profunda com a narrativa, que ás vezes trás resquícios de uma história de amor.


É um livro deveras interessante, pode ser triste para quem está no fim de um relacionamento ou saudoso para quem já passou por um. 

É um livro para ser lido aos poucos, uma carta por vez, com tempo para pensar e refletir um pouco de tudo que está expresso ali.

Além de tudo cada carta trás uma musica, que pode ser usada como trilha sonora durante a leitura do livro, tornando a experiencia de leitura muito mais emocionante!

A edição do livro é impecável, pensada para proporcionar uma leitura dinâmica e prazerosa trás detalhes lindos que fazem toda a diferença no todo do livro.


MINHA NOTA
ESTE LIVRO FOI UMA CORTESIA DA EDITORA FARO
ONDE COMPRAR: AMAZON EDITORA SARAIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário