11.27.2018

“O Judoka por FHAF”: AVEC Editora traz de volta clássico das HQs brasileiras dos anos 1970


O Judoka ataca novamente! Reviva as histórias clássicas e conheça as aventuras perdidas deste super-herói nacional.


Este mês, a AVEC editora revive um clássico dos quadrinhos nacionais com o lançamento de “O Judoka por FHAF” com arte de um dos mais consagrados artistas brasileiros, o Floriano Hermeto de Almeida Filho. Esta graphic novel antológica foi organizada e editada por Francisco Ucha. A obra reúne as histórias de Floriano para o super-herói brasileiro.

Segundo Francisco, em maio de 1970, a sétima aventura em quadrinhos do personagem foi lançada pela Editora Brasil-América (Ebal). A história, intitulada “A Caçada”, era a primeira escrita e desenhada por um profissional desconhecido até então: Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF.

“Ela causou um enorme frisson no mercado: Floriano Hermeto realizou mudanças importantes no personagem, dando mais consistência ao roteiro, além de fazer uma brilhante releitura da estrutura visual de suas histórias. Com o seu traço arrojado e inovador, que lembrava o estilo moderno de desenhistas internacionais como Jim Steranko, Guido Crepax e Enric Sió, ‘O Judoka’ alcançou um patamar jamais imaginado pela Ebal”, conta Francisco.

Floriano era engenheiro civil sanitarista e trabalhava na construção do metrô carioca nessa época. Mas queria fazer HQs no Brasil.

“Um emprego que lhe dava segurança econômica falou mais alto e ele produziu apenas cinco histórias em dois anos de atividades. Mesmo assim, seu traço inconfundível acabou entrando para a História dos quadrinhos nacionais como um dos melhores desenhistas e roteiristas do Brasil. E um grande influenciador para aqueles que queriam trilhar o caminho dos quadrinhos no Brasil”, sugere Francisco.

Sobre o livro

O jornalista Francisco Ucha editou e organizou o livro, fazendo uma homenagem a FHAF. 

Com suas 192 páginas, o novo lançamento da AVEC traz a republicação de suas cinco histórias clássicas que foram originalmente lançadas entre maio de 1970 e abril de 1972, e são verdadeiras obras primas.

 “O Judoka por FHAF” também conta com extras: entrevista com o artista e roteirista original, um panorama histórico da época e aventuras inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal. São seis páginas com uma nova aventura do Judoka, duas páginas de Zorro (“The Lone Ranger”) e sete com uma aventura sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.

Se você ama aventuras de super-heróis ou deseja conhecer um pouco mais sobre os clássicos da nona arte brasileira, “O Judoka por FHAF” é o título perfeito para você. 

Mas vale a dica. Há uma tiragem limitadíssima de exemplares impressos. 

E quando clássicos como estes são lançados, eles se esgotam instantemente. 

Se você deseja ter “O Judoka por FHAF” na sua estante, clique imediatamente neste link e compre já o seu.

Para o lançamento de “O Judoka”, veja os eventos que estão sendo preparados:

O JUDOKA, POR FHAF + BATE PAPO “O JUDOKA E A PRODUÇÃO DE QUADRINHOS NO BRASIL”
Data: 29 de novembro de 2018
Horário: 19 horas
Local: Auditório térreo + Foyer - Museu da Imagem e do Som (MIS) - Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

Capa criada por Francisco Ucha e Toni Rodrigues
Desenho da capa por Toni Rodrigues sobre arte de Floriano Hermeto
Revisão de texto do jornalista Marcos Eduardo Massolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário