quinta-feira, 25 de março de 2021

[Resenha] A revolução dos Bichos | George Orwell


Olá Bookaholics!

A Revolução dos Bichos foi publicado originalmente em 1945 no Reino Unido sob o nome Animal Farm (fazenda de animais), é uma ficção distópica com ares de fábula escrita pelo famoso autor George Orwell.
Na história um porco premiado chamado Major, tem um sonho ‘profético’ onde lembra de uma canção que fala sobre a liberdade dos animais em frente a tirania dos humanos. Um dia o dono da fazenda, Sr. Jones bebe demais e acaba esquecendo de alimentar os animais. Isso fomenta a ira dos animais que decidem que aquela tirania deve acabar.

A revolução começa, os porcos considerados os mais inteligentes ficam com o comando e ao que tudo parece os animais conseguirão a tão sonhada liberdade que desejam.

Em A Revolução dos Bichos temos muitas criticas e sátiras sociais, a revolução começa pura e com objetivos claros, a liberdade dos animais e divisão justa dos trabalhos para que todos se beneficiem.

Porém logo vemos a corrupção se infiltrando na fazenda, objetivos que eram para ser comuns a todos os animais começam a ser deturpados e uma hierarquia começa a se estabelecer de forma autoritária e cruel.

Foi um livro que li bem rápido e que absorvi as lições que ele tinha para os dias de hoje, algumas coisas como a devoção cega de um cavalo aos porcos, e os boatos espalhados de forma que viessem a se tornar uma dura verdade são coisas que vemos muito na nossa própria política.

O caos se instaura e poucos comandam todos utilizando mentiras e meias verdades para manipular as massas, até que chega a um ponto impossível de se retornar.

A Revolução dos bichos pode ser encarado como um clássico aplicável a qualquer dia, seja no passado ou no presente ele trás duras lições e tenta abrir os olhos para a corrupção que pode existir até nos objetivos mais puros.

A edição da Avis Rara Editorial está impecável, desde a tradução até as ilustrações são perfeitamente encaixadas e tornam a leitura agradável e fácil.

E vocês já leram algo do George Orwell? Conhece os outros livros do autor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário