4.03.2024

[Resenha by @min_leitora] O Labirinto do Fauno | Guilherme Del Toro & Cornélia Funke

SINOPSE: Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro.
Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais.
Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro ― a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos ― se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo.
No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.
Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.
No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.

Se você já assistiu ao filme “O Labirinto do Fauno”, então sabe que essa leitura é daquelas de se fazer com uma caixa de lencinhos do lado.

Sendo a adaptação de um filme, a obra de Cornelia Funke e Guillermo del Toro conta a história de Ofélia, uma criança em meio à uma crise onde seu mundo muda de um pai amoroso para um padrasto em pele de lobo. Ofélia é uma criança como várias outras, cheia de sonhos, imaginação e amor, principalmente por sua doce mãe, Carmem. Além disso, ela é uma princesa.
Ao longo da leitura, por meio de contos de fadas, descobrimos a história do Reino Subterrâneo. Vemos como tudo se entrelaça e a maneira como, por séculos, a fuga da princesa Moanna, a que nasceu da lua e era apaixonada pelo sol, influenciou várias histórias ao longo da história da humanidade.
Pouco a pouco, conhecemos o capitão Vidal e sua pele de lobo, a doce Carmen e sua fé no amor, a incrível Mercedes, o querido doutor Ferreiro, o corajoso Pedro, o - um pouco - assustador fauno e a incrível história da princesa Moanna. Apesar disso, não deixe-se levar pela vibe encantadora, algumas partes são totalmente depressivas e algumas são bem pesadas, afinal, há uma espécie de guerra civil acontecendo e guerras não são nada bonitas.
De forma tocante vemos as diferentes visões e nos encantamos cada vez mais pela simplicidade da infância. Viajamos entre passado e presente, fantasia e realidade, e pouco a pouco descobrimos sobre a pureza e o amor de uma forma, às vezes, um tanto quanto dura, mas que sabemos ser a realidade.

FICHA TÉCNICA
Editora: ‎ Intrínseca; 1ª edição (10 julho 2019)
Idioma: ‎ Português
Capa dura: ‎ 320 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário