7.01.2024

O Que são fanfics e porque fazem tanto sucesso? By @min_leitora

A palavra fanfiction indica “ficção de fã para fã”. Pela net existem diversas plataformas de fanfics utilizada pelos apreciadores que querem ver seus personagens favoritos em diferentes universos, ou mesmo um desenvolvimento diferente daquilo que já conhecem. No Brasil, os mais comuns são o Spirit Fanfictions e o Wattpad, mas não invalida outros mais conhecidos pela gringa, como o Nyah, o AO3 e o Fanfiction.net, que apesar de tudo tem certa adesão dos leitores brasileiros.
Há pessoas que simplesmente não gostam da existência das plataformas devido à existência de algumas histórias mal-formuladas, pouco desenvolvidas e às vezes bem bobas, afinal, nas plataformas todos os que entram podem escrever se quiserem, o que gera algumas tentativas frustrantes para os leitores.
Por outro lado, igualmente são possíveis histórias realmente incríveis (não é difícil achar livros por aí que antes eram uma fanfic), para muitos escritores, as fanfics são o início de um sonho, para outros, a chance de compartilhar suas ideias mesmo que não profissionalmente. Por isso, na mesma quantidade em que as pessoas não gostam da ideia, as fanfics acabam fazendo um sucesso e tanto e cada vez mais conquistando leitores ao redor do globo.
Entre as indicações de hoje, procuramos trazer um pouco de cada universo de forma bem geral. Na categoria livros, pensando na obra Percy Jackson, “Pit a Pat” é uma obra onde o capitão Nico di ngelo e o médico William Solace se encontram em meio a um universo de piratas. 
Já falando do mundo das celebridades, a boyband Bangtan Boys (BTS) marca presença na obra “Eu igualzinho a você, só que pior”, com os gêmeos Park Jimin e Park Taemin, um casamento iminente e um encantador Min Yoongi. 
Falando em animes, Kaminari Denki e Shinsou Hitoshi de My Hero Academia vivem um pequeno romance como vizinhos de porta graças à um loirinho desajeitado na obra “A porta ao lado”.
Nos filmes e séries, a obra “Good Luck Kisses” traz um casal bem conhecido na comunidade Potterhead ao explorar uma nova tradição no universo HP que resulta no desenvolvimento de algo entre Hermione Granger e Draco Malfoy, além disso, a obra, como uma tradução de outra do exterior, mostra que mesmo pessoas de outra parte do mundo podem acabar escrevendo algo que vai chegar até você como fanfic. 
Por fim, uma das especialidades dos fanfiqueiros, são as fanfics de “react”, onde as perguntas de “imagina se fulano soubesse” que todos nos fazemos as vezes são respondidas de inúmeras maneiras, a obra “Lendo o Prisioneiro de Azkaban”, como o próprio nome indica, mostra as reações de diversos personagens, passados e futuros, aos terrores da vida do menino que sobreviveu, além de desenvolver inúmeros aspectos mais sérios da história que, como infanto-juvenil, dificilmente são abordados.
O mundo das fanfics é repleto de possibilidades, por isso, provavelmente, que faz tanto sucesso entre boa parte dos leitores na atualidade. Você pode ver histórias de um casal não-cannon, ler sobre outra versão de uma história que já existe, conhecer personagens de fantasia em um cenário cotidiano, explorar algumas vertentes dos personagens e mundos em questão que só os fãs conseguem perceber, ou até mesmo escrever sua própria história se não achar o que você está querendo. Existem fanfics curtas e longas, de um único capítulo até centenas deles, para maiores de dezoito ou para público livre. Claro que às vezes você pode achar uma história abandonada ou sem escrever muito tempo, mas o resto normalmente pode compensar, às vezes você até pode pensar que “pelo menos tem tantos capítulos…” porque a ideia realmente te encantou e mesmo sem saber o fim, você está satisfeito que essa versão ao menos existe.
Stephen King já disse que “livros são uma mágica singularmente portátil”, e sinceramente, as fanfics tem cada vez mais começado a fazer parte desse universo de oportunidades, dessa magia todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário