29 de abr. de 2019


O MATRIMÔNIO DE CÉU E INFERNO

William Blake colide com Quentin Tarantino na selva urbana de São Paulo numa história policial de desejo e vingança repleta de cores fortes, desejos ardentes e referências pop.



Em 1792, o poeta e gravurista inglês William Blake contatou o demônio que lhe revelou o segredo da sabedoria infernal. Desse místico encontro nasceu o livro iluminado “O Matrimônio de Céu & Inferno”. Em 2019, na selva urbana de São Paulo, crime, desejo e redenção entrelaçam a vida de quatro personagens. Chico Amarante é um matador de aluguel a serviço de um poderoso conglomerado religioso. Verônica Viegas é uma acompanhante de luxo que sonha em voltar a Buenos Aires. Antonino Santos é o fundador da Orquestra Divina, uma organização espiritual que comercializa fé, esperança e livros sagrados. Dani Rosa é uma jovem pintora que trafica drogas para sobreviver e ajudar um amigo em estado terminal. No encontro de todos eles, um apocalíptico embate de revelação, poesia e morte.

Misto de adaptação e história inédita, O Matrimônio de Céu & Inferno conta com roteiro de Enéias Tavares (Brasiliana Steampunk, Guanabara Real e Fantástico Brasileiro), arte de Fred Rubim (ilustrador das graphic novels A Canção do Cão Negro e LeChevalier Na Montanhas da Loucura) e edição de luxo da editora AVEC. Com mais de noventa páginas de quadrinhos, notas de referência, extras de bastidores e paratextos de Cláudia Lemes, Octavio Aragão e Manuel Portela, esse volume infernal é um convite à abertura das Portas da Percepção!

Autores: William Blake, Enéias Tavares, Fred Rubim
Gênero: Graphic Novel, História em Quadrinhos
Especificidades: Capa Dura, Sobrecapa, Papel OffSet 120g e 128 páginas.


Com o lançamento da Graphic Novel homônima, O Matrimônio de Céu & Inferno (AVEC, 2019) - com roteiro de Enéias Tavares e arte de Fred Rubim -, a obra de William Blake ganha também uma exposição que ficará aberta ao público de Porto Alegre por dois meses na Sala João Fahrion na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ação conjunta do Centro de Artes e Letras da UFSM e do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS que conta com curadoria de Tavares e arte de Rubim, possibilitando aos visitantes um mergulho na obra iluminada do poeta, gravurista e visionário inglês. A exposição contará com mais de trinta painéis que tanto recriam um dos livros mais icônicos de Blake como informam sobre sua vida, obra e recepção na cultura pop dos séculos XX e XXI. A exposição contará também com gravuras e placas recriadas pelo acadêmico da Universidade de York, Michael Phillips e textos da escritora Cláudia Lemes, do pesquisador e escritor Octavio Aragão e do tradutor e especialista português Manuel Portela. A exposição abre nos dias 9 e 10 de maio com um evento especial que discutirá a produção e a pesquisa de quadrinhos no Brasil e com o lançamento da Graphic Novel.

Onde: Sala João Fahrion - Reitoria UFRGS - Porto Alegre/ RS
Quando: 10 de maio à 10 de julho de 2019


REALIZADORES


Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na UFSM, onde orienta trabalhos de pós-graduação sobre os livros iluminados de William Blake e literatura fantástica. Pela LeYa Brasil, publicou "A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison", primeiro volume da série transmídia Brasiliana Steampunk. Pela Editora Avec, publicou "Guanabara Real – A Alcova da Morte", junto de AZ Cordenonsi e Nikelen Witter. Junto de Bruno Matangrano é o responsável pela exposição e livro "Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo“ (Arte & Letra). Assina a coluna sobre Escrita de Ficção “Bestiário Criativo” e a webcomic "A Todo Vapor!" no portal CosmoNerd. Mais de sua produção em www.eneiastavares.com.br

Fred Rubim é formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria e atua há mais de 10 anos como ilustrador, animador e quadrinista. Estreou nos quadrinhos em 2016 e já conta com 4 Graphic Novels no currículo, todas publicadas pela AVEC Editora. A primeira foi a fantasia histórica "O Coração do Cão Negro", com roteiro de Cesar Alcázar, obra finalista do prêmio HQ Mix em 2 categorias. A série ganhou um segundo volume em 2017 intitulado "A Canção do Cão Negro". Já em “Le Chevalier – Arquivos Secretos”, com o roteiro de A.Z. Cordenonsi, Fred explora o universo steampunk de uma Paris alternativa. A continuação chegou em 2018 com "Le Chevalier Nas Montanhas da Loucura". Ele também ilustra a webcomic "A Todo Vapor!" no portal CosmoNerd. 



SINOPSE: Steve Gurniak é russo, vive na Califórnia, assexuado, metódico e pouco sociável. Johnny Love é do Tenessee, carismático, vaidoso, ingênuo e promíscuo. Diferentes de todas as formas possíveis, ambos têm duas coisas em comum: são serial killers e estão no corredor da morte. 
Um laço de cumplicidade nascerá entre eles quando numa intensa troca de cartas confessarem seus crimes, suas motivações e a distorção doentia de suas mentes. Mas esse laço se tornará um nó, quando um estranho pacto for firmado.
Gurniak e Love carregam a marca da crueldade e da frieza em seus crimes. Agora, ambos, mesmo confinados, estão unidos num plano que fará uma última vítima.

Cartas no corredor da morte é uma obra com matriz ultra violenta tal qual a mente de assassinos em série e que convida aos leitores a conhecerem almas doentias, sem cortinas ou embaraços.

Ficha técnica
Autor: Paula Febbe & Claudia Lemes
Editora: Monomito
Ano: 2019
Páginas: 128

Olá Bookaholics! 

Serial Killers são por sua definição seres intrigantes. Imagine então uma correspondência entre dois deles, ambos esperando que sua sentença seja executada. Ambos condenados a morte por seus crimes hediondos.

Cartas no Corredor da morte nos faz mergulhar, dentro do possível, na mente de dois indivíduos opostos, a única semelhança entre eles são seus crimes, que em essência são diferentes enquanto um deles prega a pureza através de seu atos o outro tem uma conexão com tudo que é considerado impuro, seu prazer é tudo que importa e o que o motiva.

Johnny Love é quem inicia essa conversa estranha e fascinante, através de suas cartas para Gurniak que aguarda no corredor da morte. 

Agora que sei a data da minha morte, estou tomado por dois sentimentos conflitantes. Parte de Mim é tristeza. Não sei o que me aguarda, tenho medo do inferno ser algo real. mas uma parte é boa também, sabe. Essa merda vai acabar. Alívio. Vou e volto entre essas duas sensações dezenas de vezes, diariamente.

Apesar da hesitação inicial, Gurniak se vê atraído por aquele jovem que tem tudo que ele mais despreza, a impureza do prazer da carne, e todos os atos cometidos em favor de obter prazer.

A mente de Gurniack começa a se abrir ao leitor conforme as cartas vão se tornando uma narrativa de seus atos e sua vida, e Love começa a se tornar mais que um confidente, começa a se tornar um cúmplice.

Com uma narrativa surpreendente, Claudia Lemes e Paula Febbe conseguem nos levar a crer muitas coisas, e segredos escondidos vão se revelando sutilmente no desenrolar. Quando estava perto do fim, acreditei desvendar o que aconteceria, por parecer obvio demais, porém a surpresa foi tão grande e a reviravolta tão satisfatória (a meu ver) que mesmo uma das minhas teorias se confirmando o final não poderia ter sido melhor.

É um livro que vai agradar muito aqueles que gostam de uma bom suspense, de quem gosta de uma reviravolta e de quem gosta de uma justiça sangrenta.

Vou parar por aqui para não dar spoilers, recomendo a leitura!

E você, já conheceu a história de Love e Gurniak?



MINHA NOTA




ONDE COMPRAR : Livraria Monomito
Este livro foi uma cortesia da Monomito Editorial

22 de abr. de 2019


SINOPSE: "Um dos livros mais francos e radicais sobre a vida feminina, de todas as origens, em todas as partes do mundo.” THE GUARDIAN 


Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir... até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus. O que acontece com ela é o despertar feminista de uma mulher. 
A AUTORA: NAWAL EL SAADAWI, 87, é uma escritora, ativista, médica e psiquiatra feminista egípcia. Saadawi foi presa pelo presidente Anwar al-Sadat em 1981 por supostos “crimes contra o Estado”. Ela escreveu muitos livros sobre as mulheres no Islã, e se dedica, em especial, à luta contra a prática da mutilação genital feminina no Oriente Médio. Nawal é tratada como “a Simone de Beauvoir do mundo árabe”. Seus livros já foram traduzidos para mais de 28 idiomas e são adotados em universidades do mundo inteiro. Seus discursos atualmente se concentram na crítica à tentativa de normalizar o que ela considera a opressão aos costumes das mulheres na África e Oriente Médio. Depois de quatro décadas da revolução islâmica, muitos já consideram normais as restrições aplicadas às mulheres, incluindo as próprias mulheres. “A Simone de Beauvoir do mundo árabe”. REUTERS

Ficha técnica
Autor: Nawal El Saadawi
Editora: Faro
Ano: 2019
Páginas: 160



Olá Bookaholics!

Quando pedi este titulo para a editora nunca imaginei todas as emoções que ele trazia dentro de si.

Nawal El Saadawi, é uma escritora, uma feminista que foi em busca de muitas histórias de mulheres, que passaram por situações impossíveis. 
Esta é a história de uma mulher real. Eu a conheci na prisão de Qanatir alguns anos atrás.
A Mulher com olhos de Fogo traz o relato da vida de Firdaus, uma mulher condenada a morte, por matar um homem que a ameaçava, um cafetão.

Um relato de uma vida sofrida contado durantes as ultimas horas que restavam a Firdaus, uma mulher extraordinária que conquistou Nawal e a fez refletir sobre muitas coisas.

Eram olhos que matavam, como uma faca, penetrando e cortando fundo na carne; eles pareciam firmes, inabaláveis. Não vi em suas pálpebras o mais leve movimento, nem mesmo uma ondulação. Nenhum músculo da sua face esboçou o menor sinal de reação.

Firdaus desde a infância foi tratada como lixo. Jogada de um lado para o outro, sofreu abusos  por parte da sua família, viu seus irmãos morrerem de fome e frio, passando pela miséria, achando que tudo aquilo era normal.

Apesar de sua vida dificil, Firdaus aprende durante toda sua tragetória o que a mulher vive e passa e demora a entender coisas sobre seu corpo e como ela pode ser dona de si.

A Mulher com olhos de fogo é um relato cru e intenso sobre a vida de uma mulher que poderia ter mudado o mundo com suas ideias e inteligencia, mas que acabou sendo submetida, torturada, ameaçada e por fim morta por uma cultura que despreza a mulher mais que qualquer outra coisa.

Eu cultivei amor pelos livros, um amor que crescia mais e mais, porque com cada livro eu aprendia alguma coisa nova.

Enfim este é um livro para refletir e conhecer a realidade de muitas mulheres pelo mundo, como coisas como essa aconteceram e ainda acontecem e que só quando elas se erguem de forma drástica é que são reconhecidas.

.MINHA NOTA





ONDE COMPRAR : AMAZON  
Este livro foi uma cortesia da Faro Editorial


16 de abr. de 2019



SINOPSE: 
Talvez estar apaixonado seja uma das melhores sensações da vida. Saber que existe alguém que faz seu coração bater tão forte alegra o nosso dia, mas abrir o coração e deixar tudo para trás quando o amor acaba pode ser difícil. Mostrar vulnerabilidade, raiva, tristeza, perdão e reconhecer erros é o melhor caminho para crescer de verdade.

“Ninguém avisa a gente que amar faz a pele arder e o peito dilatar, seja com as coisas dando certo ou não. Contos de fadas não duram muitos dias na vida real, o amor é o que faz tudo valer a pena. Torço para que você seja feliz, e que possamos caminhar juntos. Hoje eu quero o para sempre, mesmo sabendo que não posso controlar tudo. Há coisas minhas que são tão suas, a ponto de eu não ter coragem de colocar uma roupa nova sobre elas, porque eu não quero te esquecer.”


“Foi muito bom te reencontrar nesse processo. Nas viagens de carro que fizemos, nas noites em restaurantes baratos e nos domingos de carnaval fechados em nosso próprio mundo, nós construímos algo especial.”

“Suportamos isso. Ignoramos inclusive as partes chatas da existência. Esses momentos difíceis retornam, de vez em quando. Contudo podemos nos perdoar e ter novas chances.”

JURAMOS QUE DURARIA PARA SEMPRE MESMO SABENDO QUE O AMOR NÃO VIVE DE PROMESSAS, MAS NÃO VAMOS DESISTIR!

**Autor do sucesso “Tudo que acontece aqui dentro”

Ficha técnica
Autor: Julio Hermann
Editora: Faro
Ano: 2019
Páginas: 176


Olá Bookaholics! 



Comecei a me apaixonar por crônicas há pouco tempo, e a Faro editorial tem sua parcela de culpa nisto. Nunca me imaginei amando a melancolia do inicio e término de um amor, das voltas e reviravoltas de um coração partido e remendado, mas é isso que acontece em até o de o amor alcança.

“Escombros. Isso é tudo o que sobra quando termina, não é? Num dia tudo está tão solido quanto pedra cravada no chão, e no outro, tudo vem abaixo. Baixo os meus olhos para enxergar os restos do que um dia estivera entre nós e se foi.”

Júlio Hermann trás em seus textos muitas nuances de um romance pretendido, romantizado, acabado e superado, para logo após recomeçar esse ciclo de forma diferente, com intensidade e paixão diferentes.

O que sentimos, o que deixamos de sentir, o que fica e o que vai, esse é o objetivo do autor (a meu ver) como saber que tudo que era possível foi feito, tudo que era possível foi alcançado durante aquele breve período de tempo? Impossível saber até que um novo ciclo recomece.

“ Você já percebeu que o vazio sempre é gigante, independentemente do tamanho do cômodo? Eu acho que é porque tanto faz a distancia entre as paredes quando não há nada para se abrigar no lado de dentro.”

Ler um livro, beber um café, sentir frio ou calor, sensações que podem mudar de acordo com quem acompanha nossa vida, a meu ver é isso que o autor tenta nos passar.

Nós mesmos moldes gráficos de Tudo que acontece aqui dentro e O Amor nas Quatro estações, o livro de Júlio Hermann trás ilustrações belíssimas que deixam uma senha de preenchimento, que trazem ao livro um traço perfeito de melancolia e esperança.

Recomendo este livro para os românticos incuráveis, para aqueles que acham que nunca irão superar um amor e para aqueles que conheceram um amor, afinal nunca é cedo para conhecer as nuances que o coração pode dar ao sentimento.



.MINHA NOTA






ONDE COMPRAR : AMAZON  
Este livro foi uma cortesia da Faro Editorial


13 de abr. de 2019


SINOPSE: Steve Gurniak é russo, vive na Califórnia, assexuado, metódico e pouco sociável. Johnny Love é do Tenessee, carismático, vaidoso, ingênuo e promíscuo. Diferentes de todas as formas possíveis, ambos têm duas coisas em comum: são serial killers e estão no corredor da morte. 

Um laço de cumplicidade nascerá entre eles quando numa intensa troca de cartas confessarem seus crimes, suas motivações e a distorção doentia de suas mentes. Mas esse laço se tornará um nó, quando um estranho pacto for firmado. 
Gurniak e Love carregam a marca da crueldade e da frieza em seus crimes. Agora, ambos, mesmo confinados, estão unidos num plano que fará uma última vítima. 

Cartas no corredor da morte é uma obra com matriz ultra violenta tal qual a mente de assassinos em série e que convida aos leitores a conhecerem almas doentias, sem cortinas ou embaraços.

Os bastidores

Seja em seus livros de ficção ou no canal Serial Chicks, no YouTube, Cláudia Lemes e Paula Febbe se tornaram conhecidas do grande público devido a uma estranha paixão: a curiosidade e o estudo sobre como funciona a mente de psicopatas e de serial killers. 

Dessa paixão nasceu Cartas no corredor da morte, um livro epistolar e violento tal qual a mente de assassinos em série. Nele, as autoras constroem e apresentam as lógicas distorcidas de criminosos que banalizaram a vida humana em busca de uma falsa racionalidade.

De um lado Cláudia Lemes nos traz Johnny Love um assassino passional e um homem doentio. Do outro, Paula Febbe responde com Steve Gurniak um criminoso metódico e sádico e com uma de auto importância típica das almas vaidosas. Juntos eles somatizam o pior do ser humano.

Mas essa é uma obra de ficção, e a duas talentosas escritoras não perderam a chance de construir uma trama intricada com reviravoltas que convidam o leitor a grudar a não soltar o livro até chegar ao seu final.


TROCA DE CARTAS ENTRE SERIAL KILLERS CONDENADOS À MORTE É TRAMA DENSA DE ‘CARTAS NO CORREDOR DA MORTE’

Livro, sucesso de vendas em formato digital, é lançado em Porto Alegre em formato físico e já é sucesso de vendas



Cláudia Lemes e Paula Febbe dois dos mais fortes nomes da literatura policial e de suspense da atualidade estarão em Porto Alegre no próximo sábado (13) para lançar o primeiro livro que escreveram juntas: Cartas no corredor da morte - pela Monomito Editorial - uma obra epistolar focada numa intensa troca de cartas entre dois criminosos condenados à morte. A obra que chegou a ser publicada de forma independente na Amazon, sendo sucesso de venda agora ganha sua versão final em formato brochura.

O processo de escrita do livro se deu antes das autoras se conhecerem pessoalmente. Elas mantiveram trocas de e-mails, onde cada uma assumiu a voz e a personalidade de seus personagens. Steve Gurniak – gerado por Paula Febbe - é russo, está na Califórnia, assexuado, metódico e pouco sociável. Johnny Love – criado por Cláudia Lemes - é do Tenessee, carismático, vaidoso, ingênuo e promíscuo.

Diferentes de todas as formas possíveis, um laço de cumplicidade nascerá entre eles quando numa intensa troca de cartas confessarem seus crimes, suas motivações e a distorção doentia de suas mentes. Mas esse laço se tornará um nó, quando um estranho pacto for firmado.

Essa novela literária expõe a personalidade grotesca de criminosos cruéis, mas não apenas isso. Ela carrega uma trama cheia de dualidades que segura o leitor até a última página.

Sucesso no youtube

Paula e Cláudia ficaram conhecidas por produzirem uma literatura densa onde expõem a violência cotidiana com personagens psicopatas. Desse sucesso, nasceu o canal no Youtube Serial Chicks – atualmente em sua segunda temporada – onde cada episódio elas contam a história por trás dos mais famosos assassinos em série do mundo.

Porto Alegre Noir

As autoras estão na programação da segunda edição do Porto Alegre Noir, encontro que escritores de ficção policial, entre 9 e 14 de abril.


Livro: Cartas no corredor da morte

Páginas: 128 
Formato: Brochura 
 Editora: Monomito Editorial

Preço: pré-venda: R$ 29 / final: R$ 32,90 

12 de abr. de 2019

Está chegando a hora de assistir um dos filmes mais aguardados de 2019, porém muitas pessoas ainda não sabem o que devem assistir para chegar sabendo tudo sobre o universo Marvel na sala de cinema. Então resolvei colocar aqui para vocês a ordem dos filmes (não inclui as séries), e dar aquela dica de filmes que são bons maratonar antes de assistir  Vingadores Ultimato!

Bora Lá? Os filmes estão com titulo/ ano na história (e não o lançamento ;)

Capitão América: O Primeiro Vingador [1945]



Capitã Marvel  [1990]



Homem de Ferro [ 2010]



O Incrível Hulk [2011]


 Homem de Ferro 2 [ 2011]


Thor [2011]



Os Vingadores [ 2012]



Homem de Ferro 3 [  2012]


Thor: O Mundo Sombrio [2013]



Capitão América: O Soldado Invernal [2014]


Guardiões da Galáxia [2014]


Guardiões da Galáxia Vol. 2 [2014]


Vingadores: Era de Ultron [2015]


Homem-Formiga [2015]



Capitão América: Guerra Civil [ 2016]

Homem-Aranha: De Volta ao Lar [2016]


Doutor Estranho [ 2016 a 2017]


Pantera Negra [2017]


 Thor: Ragnarok [2017]


Vingadores: Guerra Infinita [2017]


 Homem-Formiga e a Vespa [ 2017 ]



E FINALMENTE:

VINGADORES ULTIMATO