4.22.2019

[Resenha] A Mulher com Olhos de Fogo


SINOPSE: "Um dos livros mais francos e radicais sobre a vida feminina, de todas as origens, em todas as partes do mundo.” THE GUARDIAN 


Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir... até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus. O que acontece com ela é o despertar feminista de uma mulher. 
A AUTORA: NAWAL EL SAADAWI, 87, é uma escritora, ativista, médica e psiquiatra feminista egípcia. Saadawi foi presa pelo presidente Anwar al-Sadat em 1981 por supostos “crimes contra o Estado”. Ela escreveu muitos livros sobre as mulheres no Islã, e se dedica, em especial, à luta contra a prática da mutilação genital feminina no Oriente Médio. Nawal é tratada como “a Simone de Beauvoir do mundo árabe”. Seus livros já foram traduzidos para mais de 28 idiomas e são adotados em universidades do mundo inteiro. Seus discursos atualmente se concentram na crítica à tentativa de normalizar o que ela considera a opressão aos costumes das mulheres na África e Oriente Médio. Depois de quatro décadas da revolução islâmica, muitos já consideram normais as restrições aplicadas às mulheres, incluindo as próprias mulheres. “A Simone de Beauvoir do mundo árabe”. REUTERS

Ficha técnica
Autor: Nawal El Saadawi
Editora: Faro
Ano: 2019
Páginas: 160



Olá Bookaholics!

Quando pedi este titulo para a editora nunca imaginei todas as emoções que ele trazia dentro de si.

Nawal El Saadawi, é uma escritora, uma feminista que foi em busca de muitas histórias de mulheres, que passaram por situações impossíveis. 
Esta é a história de uma mulher real. Eu a conheci na prisão de Qanatir alguns anos atrás.
A Mulher com olhos de Fogo traz o relato da vida de Firdaus, uma mulher condenada a morte, por matar um homem que a ameaçava, um cafetão.

Um relato de uma vida sofrida contado durantes as ultimas horas que restavam a Firdaus, uma mulher extraordinária que conquistou Nawal e a fez refletir sobre muitas coisas.

Eram olhos que matavam, como uma faca, penetrando e cortando fundo na carne; eles pareciam firmes, inabaláveis. Não vi em suas pálpebras o mais leve movimento, nem mesmo uma ondulação. Nenhum músculo da sua face esboçou o menor sinal de reação.

Firdaus desde a infância foi tratada como lixo. Jogada de um lado para o outro, sofreu abusos  por parte da sua família, viu seus irmãos morrerem de fome e frio, passando pela miséria, achando que tudo aquilo era normal.

Apesar de sua vida dificil, Firdaus aprende durante toda sua tragetória o que a mulher vive e passa e demora a entender coisas sobre seu corpo e como ela pode ser dona de si.

A Mulher com olhos de fogo é um relato cru e intenso sobre a vida de uma mulher que poderia ter mudado o mundo com suas ideias e inteligencia, mas que acabou sendo submetida, torturada, ameaçada e por fim morta por uma cultura que despreza a mulher mais que qualquer outra coisa.

Eu cultivei amor pelos livros, um amor que crescia mais e mais, porque com cada livro eu aprendia alguma coisa nova.

Enfim este é um livro para refletir e conhecer a realidade de muitas mulheres pelo mundo, como coisas como essa aconteceram e ainda acontecem e que só quando elas se erguem de forma drástica é que são reconhecidas.

.MINHA NOTA





ONDE COMPRAR : AMAZON  
Este livro foi uma cortesia da Faro Editorial


Nenhum comentário:

Postar um comentário