12.13.2017

[Natal] Cinco livros com temática Natalina

Bora lá com mais um especial de Natal! Hoje trago cinco livros com temática Natalina!

Cartas do Papai Noel - J.R.R. Tolkien

SINOPSE: Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa.
Meus queridos meninos,
Este ano estou mais trêmulo do que normalmente. Culpa do Urso-Polar do Norte! Foi o maior estouro do mundo, e o fogo de artifício mais monstruoso que já houve. Fez o mastro do Polo Norte ficar preto!
Todo mês de dezembro um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte:
Como todas as renas se soltaram e espalharam presentes para todo lado.
Como o Urso-Polar, que tem tendência a sofrer acidentes, escalou o mastro do Polo Norte e acabou caindo pelo telhado da casa do Papai Noel bem na sala de jantar.
Como ele dividiu a lua em quatro pedaços e fez o Homem da Lua cair no quintal do Papai Noel.
As batalhas travadas com as hordas de trasgos que viviam nas cavernas embaixo da casa!


Um Conto de Natal - Charles Dickens


SINOPSE: Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não vêem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar a seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.
Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral, etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas.


O Expresso Polar - Chris Van Allsburg

SINOPSE: Um rapaz está acordado na véspera de Natal. De repente, é convidado a entrar num comboio mágico que irá ao encontro do pai Natal no Polo Norte.Medalha Caldecott. Adaptado ao cinema com Tom Hanks no papel principal.

Mistério de Natal - Jostein Gaarder

SINOPSE: Jostein Gaarder escreve "literatura de conhecimento": não importa o tema, seus livros sempre trazem personagens que buscam um saber. Mistério de Natal não foge à regra: à parte encantar pelas muitas qualidades propriamente literárias, traça um interessantíssimo roteiro histórico do cristianismo.
Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Fazem muitas paradas, todas com um significado especial. Na cidade de Mira, por exemplo, nasceu o bispo Nicolau, o primeiro Papai Noel da história, e foi em Antióquia, na Síria, que se usou pela primeira vez a palavra cristão. Terminada a viagem, Joaquim tem o coração tomado de amor fraterno e está convencido de que o Natal é a festa de aniversário mais bonita do mundo.

Milagre na Rua 34 - Valentine Davies

SINOPSE: Milagre na Rua 34 é um livro inspirador, que conta a história de uma menina que foi criada para não acreditar em milagres. Mas quando aparece em sua cidade um velhinho que afirma ser o verdadeiro papai noel, seu ponto de vista se transforma completamente.

E Você tem uma dica de livro de Natal? Conta pra mim!

2 comentários:

  1. Ahh que tudo 😍
    Também estou na vibe natalina. Esse mês estou tentando ler apenas livros de natal. No momento estou lendo O Natal de Poirot da Agatha Christie.
    😘😘

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, Paty! Eu não conhecia nenhum desses livros. Acho que nunca li nenhum livro muito natalino haha

    <3

    ResponderExcluir

Colaboradores