Pesadelos Terríveis: Uma expansão do universo de Beladona

A Editora Avec vem inovando cada vez mais o universo editorial no Brasil, chegou a vez de investirem em RPG e nada melhor do que começar com Pesadelos Terríveis.


AVEC lança “Pesadelos Terríveis”: RPG inspirado na graphic novel Beladona.

Jogo expande o universo do quadrinho. E permite que o jogador decida a resolução das Cenas.

Prepare-se para reunir com seus amigos e criarem coletivamente um Conto que flerta com o Terror, a Loucura e o Mistério. Essa é a proposta do jogo Pesadelos Terríveis, RPG lançado este mês pela AVEC Editora, que expande o universo ficcional da premiada graphic novel Beladona, de Ana Recalde e Denis Mello.
O jogo foi escrito pelo game design Jorge dos Santos Valpaços, é de fácil aprendizagem e destinado àqueles que não tem medode seguir em busca do sobrenatural que se espreita em Nosso Mundo ou de Fugir dos perigos criados no Mundo dos Pesadelos.
“A mecânica central se dá por meio de um sistema de apostas para a conclusão de Conflitos que se impõem à narrativa. Toda Cena significativamente tensa em um Conto possui um valor de Risco, sendo o mesmo oculto aos jogadores. O Narrador atribui, mediante uma série de procedimentos explicados no manual, um valor de Risco à Cena e a descreve”, explica Jorge. 

O desafio dos jogadores será usar os Traços da Cena para superar os Traumas (as adversidades). Como detalha o autor:

“Compara-se o valor dos dados em um Desafio. Caso haja um número maior de Traumas que Traços em uma Cena, esse Desafio se torna uma Disputa; logo há um Lance de Dados. O lado que tiver um melhor resultado (o Narrador ou os jogadores) determina a conclusão da Cena, incluindo a criação de pistas e detalhes da história. Nesse sentido, o lance de dados jamais é banal, uma vez que os jogadores estão disputando pelo direito narrativo do Conto.”

Um Jogo de Narrativa Compartilhada

De acordo com Jorge, para os amantes da HQ Beladona, será possível compreender os poderes, as nuances entre o Nosso Mundo e o Mundo dos Pesadelos e alguns detalhes da história. O RPG, assim como o clássico Star Wars: The Rolepaying Game(da West End Games, 1987), expande o universo ficcional.
Também oferece mecânicas presentes em jogos em mais novos como Este Corpo Mortal (Retropunk) e Blood & Honor (Red Box), em que o vencedor de uma Disputa Narrativa, assume o controle da Cena e descreve exatamente o que aconteceu. Mesmo que esse jogador não seja o Mestre ou Narrador da partida.
Por esse motivo, mesmo que um Conto de Pesadelos Terríveis seja narrado mais de uma vez, ele nunca terá o mesmo resultado final, as mesmas Cenas e nunca será a mesma história.
Pesadelos Terríveis está disponível na loja online da AVEC Editora, e também na Amazon e na Saraiva.

Imaginem que maravilhoso que será esse RPG! Fico arrepiada só de pensar!



Nenhum comentário

Postar um comentário

Faça uma Blogueira Feliz!

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "