8.02.2017

"Para Amar" uma série para desvendar a Literatura Brasileira

Olá Bookaholics! A Editora Faro está lançando esse mês uma coleção MARAVILHOSA que vai ajudar aos amantes de literatura brasileira, vai trazer tudo de bom e ainda mais dos nossos queridos e mais famosos escritores.

Os dois primeiros volumes serão:

Para Amar Clarice & Para Amar Graciliano



Faro Editorial lançasérie de Literatura Brasileira, “Para Amar”
Clarice Lispector e Graciliano Ramos

Coleção expõe os pontos mais relevantes daarte literária de grandes escritores, começando por Clarice Lispector e Graciliano Ramos

Por que um autor se torna um clássico? Por que continuam a ser lidos e admirados por tantas décadas? Como é possível ler essas obras e apreciar suas inovações? E, como elas acontecem no texto desses autores?


Nossa literatura é rica de escritores que criaram estilos únicos para contar histórias, bastante lidas, mas nem sempre compreendidas sob o signo de sua inovação e arte. Mergulhar numa obra literária e absorver os aspectos e ideias mais relevantes pode ser complicados em um caminho de orientação e, muitas vezes, é complexo até para pessoas ligadas a Literatura.

Foi pensando em aproximar as obras de seus leitores, naquilo que elas têm de mais especial, a Faro Editorial criou a série “Para Amar”. Não se trata de um resumo de obras, pelo contrário. A coleção guia o olhar do leitor para entender a narrativa dos autores a partir do conjunto de suas várias obras, servindo com um roteiro para que qualquer pessoa seja capaz de observar os aspectos mais importantes da obras-primas de nossa literatura.

A Ideia da série?

Os autores se tornam clássicos por terem sido considerados como a melhor produção literária de sua época em termos de arte, de inovação, de exercício da linguagem. No entanto, dizer isso aos leitores atuais não é suficiente. É preciso mostrar onde acontece esse destaque, como acontecem e por quê.

Como isto é feito?

Na obra de Graciliano, Ivan Marques destaca os momentos-chave em que o autor estabelece algumas de suas principais marcas estilísticas como a incomunicabilidade, a loucura,  críticas a condição humana, estilo seco, conciso e sintético, e uma busca por objetividade e clareza, em obras como  São Bernardo, Angústia, Memórias do Cárcere, Caetés, Vidas Secas entre outras.

Na obra de Clarice, Emilia Amaral encontra elementos bem diferentes: a individualidade, a voz dos que não tem espaço, o inconsciente, a narrativa desordenada, a busca existencial, a metafísica, o caos interno, a visão psicanalítica. E ela utiliza trechos de livros como A hora da Estrela, Laços de Família, A paixão segundo GH, Perto de um coração selvagem, entre outros, incluindo mais de uma dezenas de contos.

O diferencial da coleção é mostrar a arte, no momento em que acontece, com a transcrição de trechos das respectivas obras com a ideia de indicar aos leitores como observar o que é mais importante naquele autor, algo que os consagraram com destaque em nossa Literatura.

Os primeiros volumes da coleção chegam às livrarias em agosto pela Faro Editorial, “Para Amar Clarice” e “Para Amar Graciliano”, foram escritos por dois especialistas em literatura brasileira, Emília Amaral e Ivan Marques, que reunirem qualidades especiais: larga formação em literatura brasileira e capacidade de falar (e escrever) para público não acadêmico.

Na coleção,o leitor também irá encontrar um pouco mais sobre a biografia cada autor. Trata-se de uma coleção focada em leitores que desejam expandir sua forma de ler literatura nacional, sem as urgências dos concursos universitários.


“Enquanto eu tiver perguntas e não respostas... continuarei a escrever.”  
Clarice Lispector

“A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso. Palavra foi feita para dizer.” -Graciliano Ramos

A coleção Para Amar parece ser maravilhosa!! E você pode conferir informações sobre o lançamento AQUI
.

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da ideia da editora em lançar coleções de autores clássicos. Achei as capas muito lindas e acho que o conteúdo irá ser também. Gostei muito da escolha dos autores.
    Abraço!!!
    Folha de Pólen

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Gostei muito dessa idéia da faro. Esses autores não são os meus preferidos. Mais as capas são lindas se eles lançaram o do Machado de Assis eu vou querer na minha estante com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Oii Paty, adorei a ideia da Faro de trazer esses autores magníficos e acho que todas as obras serão maravilhosas e eu adorei a capa.

    Beijinhos

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia da série e as capas são muito boas, além o conteúdo de qualidade ^-^

    ResponderExcluir