[Resenha] Um Dia - David Nicholls



SINOPSE


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

RESENHA

Dex e Em, Em e Dex. E com essas palavras eu começo a falar sobre esse livro que me abalou profundamente “Um Dia do autor David Nicholls”. 
Ainda não conhecia o trabalho desse autor, mas sempre via fotos desse livro nas redes sociais. Quando o filme lançou eu disse que veria, afinal, tento ver todos os filmes da maravilhosa Anne Hathaway que eu amo pra sempre. Mas como sempre faço com algumas coisas da minha vida, fui postergando o filme. No meu aniversario do ano passado, uma amiga me deu o livro de presente e eu pensei: pronto, agora vou ler e assistir ao filme, do jeito que gosto de fazer. 

Quem dera que fosse fácil assim, só fui pegar no livro no inicio de março desse ano. Sobre a historia, o inicio é bem complexo, já começa com um dialogo entre eles, algo sobre mudar o mundo, idéias de jovens que acabaram de se formar na faculdade e pensam que o céu é o limite. 
O rico e bonito Dexter Mayhew e a garota focada nos livros, inteligente e linda, mas pouco segura de si mesma Emma Morley que após a festa de formatura da faculdade, acabaram bêbados e juntos, passando uma noite de amor da qual iria surgir uma longa amizade. 15 de julho de 1988, onde tudo começou. Cada capítulo do livro é um ano à frente, sempre na mesma data, mostrando que rumo vai tomando as vidas dos personagens. 
Confesso que houve partes em que me desanimei bastante com a leitura, tanto é que demorei certo tempo consideravelmente longo para finalizar o livro. O autor acabou pecando um pouquinho no excesso dos detalhes, e a leitura acabava ficando cansativa. Mas a curiosidade em saber da vida da Em e do Dex me venceu. Acompanhar o crescimento de duas pessoas por quase 20 anos é algo incrível. 
O livro nós faz acordar pra vida e questionar o sentido da mesma, sair do comodismo, lutar pelos nossos sonhos, mesmo que pareçam impossíveis, e nunca, jamais desistir de ser você mesmo. 
Estou me segurando como sempre para não acabar soltando alguns spoilers, mas sobre as minhas reações emocionais ao longo da leitura: sorri, me indignei, quis bater nos personagens, sonhei com acontecimentos diferentes, senti raiva, vibrei de emoção ou de frustração, tive dó, me senti realizada, feliz e chorei, chorei demais. 
Tanto é que não conseguia nem terminar a leitura de tantas lagrimas que inundaram meus olhos. Se eu recomendo esse livro? É claro que sim. Mas já vou avisando, tenham paciência com a narrativa, e não desistam de Dex e Em, Em e Dex, pois eu jamais desistiria.

FICHA TÉCNICA

Título original: Um Dia
Autor: David Nicholls 
Páginas: 416.
Skoob: Skoob
Onde comprar: AmazonAmericanas

3 comentários

  1. Kaka, vou acabar lendo esse livro por sua causa!haha
    Adorei a resenha! Você arrasa sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperando sua resenha sobre esse livro assim que ler Mari rs
      Olha quem fala gente <3

      Excluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA sou apaixonada por este livro. E leitores, não desistam de Emma e Dexte, por favor! hahahahaha
    Fiz a resenha sobre ele no meu blog. Depois dá uma olhada lá. <3

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça uma Blogueira Feliz!

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger