3.28.2017

5 Motivos para ler: As Vantagens de Ser Invisível

Sinopse:
Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock'n'roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito.









1º Motivo: Sexo
Charlie transa. Sam transa. Patrick transa. Brad transa. Todo mundo transa. Essa é a realidade, e ela é apresentada. Desde uma relação hétero até a relação homossexual é relatada nesse livro, o que é uma ótima entrada para combater preconceitos idiotas. Todos somos iguais, amamos e fazemos as mesmas coisas. Stephen faz questão de expor isso.

2º Motivo: Drogas
Toda e qualquer pessoa tem alguma relação com drogas. Seja alguém próximo que usa, ou até a própria pessoa. É impossível não ter a mínima relação. Charlie tem ela.
Charlie usou drogas e descreve os efeitos, o que acontece, de modo tão real. Mais um ponto para Stephen por não omitir problemas reais.

3º Motivo: Rock'n'roll
Stephen Chbosky nos disponibiliza uma playlist nas páginas 71 e 72 com o nome de "Aquele Inverno" com músicas excelentes, o que ajuda a ler com o "ambiente" apropriado e a sentir as emoções descritas por Charlie na hora das músicas.
Você pode achar a playlist no facebook.

4º Motivo: Problemas
Charlie tem problemas psicológicos. Ponto! Primeiro livro que leio com essa temática tão exposta.
Além dos problemas dele, Charlie traz os problemas de sua tia, de seus amigos e de todos da sua volta, como uma esponja que tenta resolver tudo.

5º Motivo: Adolescência
Stephen apresenta questões que todo adolescente tem, como a primeira transa, o uso de drogas, nova escola, novos amigos, problemas com os pais, com amigos, um primeiro relacionamento...
Esse motivo é um dos que mais me toca, já que em muitos momentos me vi no lugar do Charlie.
Eu super indico essa leitura para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores Ocasionais