[Resenha] Coração de Aço de Brandon Sanderson

"Se não lutarmos, a humanidade está condenada. Nós lentamente nos tornamos ovelhas para os Épicos, escravos servos. Estragados. Não se trata apenas de vingança ou retribuição, mas de sobrevivência da nossa raça, de os homens serem mestres de seu próprio destino. Eu escolho sofrimento e incerteza em vez de me tornar um servo."
SINOPSE: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império.

Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.

RESENHA

Esse livro me chamou a atenção pela capa quando foi lançado, porém com tantos livros na lista de leitura nem li a sinopse, presumi que se tratava de um livro de super heróis, depois de um tempo ele voltou a aparecer para mim em algumas conversas com leitores, e o entusiasmo da Keyla (Blog Skull Geek) e da Jéeh (colaboradora aqui) me fez pegar ele sem nem ler a sinopse.

E meu senhor dos super vilões que livro foda! Li em uma tarde e não vejo a hora de ler os próximos volumes, então Aleph vamos lá com a continuação. Agora vamos falar sobre a trama desse livro fodástico.

Já imaginou ganhar poderes um dia, simplesmente porque aparece algo no céu? Então, é isso que acontece em Coração de Aço, um belo dia surge algo no céu (uma bola talvez?) e isso transforma algumas pessoas, dá poderes a elas, cada um diferente do outro. O que se pode esperar? Algumas pessoas podem imaginar que logo surgiriam muitos heróis, mas para o desespero dos habitantes desse mundo esse 'acontecimento' torna aqueles que mudaram poderosos e impiedosos. Eles se chamam Épicos.

Eles se surpreendiam com a desumanidade absoluta que alguns Épicos manifestavam. Será que os Épicos matavam porque Calamidade tinha escolhido – por qualquer motivo – apenas pessoas horríveis para ganhar poderes? Ou matavam porque poderes incríveis como esses deturpavam uma pessoa, tornando-a irresponsável?

David Charleston em seus 8 anos de idade presencia uma catástrofe, seu pai é morto pelo mais poderoso dos Épicos, Coração de Aço mata seu pai, e tenta mata-lo pelo simples fato de que ele pode ter descoberto a sua fraqueza.

“Eu já vi Coração de Aço sangrar.E o verei sangrar de novo.”

David fica por dez anos pesquisando, observando, juntando todas as informações possíveis, tudo que ele tem em mente é se vingar, matar Coração de Aço. Ele sabe que existe um grupo capaz de ajuda-lo. Os Executores, um grupo de humanos que elimina Épicos que causam desgraça e destruição.  

Ele tenta a todo custo se unir a eles, chega ao ponto de ficar de 'tocaia' atrás de um possível alvo dos executores, depois disso sua vida toda vai mudar.

A trama (deste livro) se desenvolve em Nova Chicago, uma Chicago distópica depois da dominação dos Épicos, por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas se rende a esse domínio do Coração de Aço, achando até que Nova Chicago é o melhor local para se viver nesse novo mundo. Coração de Aço domina todos através do medo que causa.


“ O programa já tinha começado. Mostrava Coração de Aço dessa vez. Às vezes, ele aparecia pessoalmente, às vezes não. Estava em pé em cima de uma das altas torres de rádio no seu palácio. Uma capa negra estendia-se atrás dele, esvoaçando. “

Coração de Aço tem a sua 'trupe' super poderosa, que usa para dominar a cidade e manter todos na linha, e é muito interessante ir conhecendo um pouco de cada um dos épicos, assim como suas fraquezas e poderes, tudo fica muito interessante e Sanderson sabe como levar a narrativa de forma leve e instigante.

Um fato que me cativou bastante foi o fato de David não conseguir usar metáforas, aliás torna alguns momentos tensos um tanto divertidos com as suas tentativas de usa-las.

Cada personagem é único e especial, eu amei a forma que cada um desenvolveu seu papel na luta contra os épicos, e as revelações BOMBÁSTICAS no final do livro são de tirar o folego!!

Este é o primeiro livro da Trilogia Os Executores publicado pela Editora Aleph.

MINHA NOTA


FICHA TÉCNICA 
Titulo Original:  Steel Heart
Autor: Brandon Sanderson
N° de Páginas: 392
Editora: Aleph




Nenhum comentário

Postar um comentário

Faça uma Blogueira Feliz!

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger